Quando Alguém Tropeçar, Estenda a Mão¹

“… se alguém for surpreendido em algum pecado…”. – Gálatas 6:1 NVI

Paulo escreve: “Se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês que são espirituais devem restaurá-lo com mansidão”. Note bem a palavra surpreendido. A maioria de nós que já viveu essa experiência chegou a pensar um dia, “isso nunca acontecerá comigo”. Mas por fim aconteceu. Em um dado momento de fraqueza nós cedemos espaço ao mal. Quando isso acontece com alguém que faz parte da família de Deus, nós temos a responsabilidade de restaurá-lo independente de qual tenha sido a natureza do seu pecado. Nessa passagem bíblica, a palavra “restaurar” tem um sentido médico. Retrata um doutor consertando um membro quebrado.

De acordo com as Escrituras, se queremos restaurar alguém isso precisa ser feito de diferentes maneiras. Primeiro, precisamos ajudar a pessoa a reconhecer que errou. Depois do seu caso com Bateseba, Davi orou “… contra ti pequei e fiz o que tu reprovas…” (Salmo 51:14 NVI). Em segundo lugar, precisamos ajudá-la a assumir a responsabilidade pelo seu pecado. Mesmo que outra pessoa tenha sua parcela de culpa, precisamos prestar contas a Deus. Terceiro, precisamos ajudá-la a se arrepender. Arrependimento envolve mais do que um remorso profundo. É preciso dar as costas para aquele pecado e seguir em outra direção. Por fim, precisamos auxiliá-la a promover uma restituição. Por exemplo, alguém que agiu mal precisa às vezes consertar o que fez quando possível. Podemos também ajudar essa pessoa a sair ainda mais forte dessa experiência. Através do fracasso, Deus nos ensina lições que nos poupam vivermos situações similares no futuro. Podemos também ensiná-la a responder com gratidão à correção de Deus. Certamente, isso não é fácil, mas quando compreendemos o propósito de Deus através da disciplina – “… para que participemos na Sua santidade” (Hebreus 12:10 NVI) então agradecemos a Deus pela Sua Santa correção.

Na verdade, a correção nos protege de que qualquer raiz de amargura brote mais tarde.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s