Você é um “Filipe”?

“… E eles escolheram… Filipe…” – Atos 6:5 NKJV

Filipe foi um dos sete homens escolhidos para liderar a igreja do Novo Testamento. Por quê? Porque ele possuía certas qualidades. Vamos ver duas delas: Ele possuía a capacidade de ser dirigido pelo Espírito. Filipe começou como diácono trabalhando no departamento de administração da igreja. Mas seguiu em frente e se tornou um evangelista, dirigindo uma cruzada em Samaria. “E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que ele dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia” (At 8:5-6 NKJV). Ora, a ideia de permanecer naquele lugar e construir uma grande igreja deve ser sido muito atraente para Filipe. Mas Deus tinha outros planos. “E o anjo do Senhor falou a Filipe… Levanta-te, e vai para o lado do… deserto. E levantou-se, e foi…” (At 8:26-27 NKJV). “Ir para onde? Para o deserto? Está falando sério, Senhor?” Eis um pensamento: quando Deus fala com você, pode ser que não lhe diga o que você quer ouvir nem o envie para onde você gostaria de ir. Já parou para pensar nisso? Será essa a razão pela qual você não está buscando a direção Dele com diligência? As grandes portas giram firmadas em pequenas dobradiças. No deserto, Filipe encontrou o eunuco etíope, que era como o secretário do tesouro, servindo à Rainha da Etiópia. A missão de Filipe era apresentá-lo a Cristo e batizá-lo. Depois, aquele eunuco voltou à Etiópia e a história diz que, como resultado, multidões foram ganhas para Cristo. Mas isso só aconteceu porque Filipe conseguiu sair da sua zona de conforto, levantou-se pela fé e seguiu a Deus. Moral da história: para liderar outros, você precisa primeiro saber como ser liderado por Deus.

A Bíblia diz: “… Chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe… E tinha este quatro filhas virgens, que profetizavam” (At 21:8-9). Eis a segunda coisa que qualificava Filipe para a liderança na igreja: Ele sabia como formar uma família forte. Você diz: “Isto quer dizer que se eu fracassei no casamento Deus não vai me usar?” Não, Samuel foi um dos maiores profetas de Israel, mas ele falhou com seus filhos. Davi escreveu os Salmos, mas a sua vida familiar estava em ruínas. O que é interessante é que nem Samuel nem Davi tiveram muito a dizer nas Escrituras sobre a vida em família. No que se refere à liderança, para ter credibilidade na casa de Deus, você precisa primeiro ter credibilidade na sua própria casa. Portanto, pastor: 1) Não sacrifique a sua família pela sua igreja. 2) Não sacrifique seus filhos pela sua congregação. 3) Não sacrifique o seu cônjuge pelos seus filhos. 4) Não sacrifique o que é importante pelo que é urgente. A Bíblia nos dá qualificações para a liderança na igreja. Paulo escreve que um líder “… deve ser fiel à sua esposa, e seus filhos devem ser crentes que não têm a reputação de serem rebeldes ou selvagens… Ele não deve ser arrogante ou ter pavio curto; não deve ser um beberrão, violento ou desonesto com dinheiro… Ele deve gostar de ter convidados em casa, e deve amar o que é bom. Ele deve viver com sabedoria e ser justo. Deve viver uma vida devotada e disciplinada. Ele deve ter uma convicção firme na mensagem digna de confiança que lhe foi ensinada, e depois deve ser capaz de encorajar outros com ensino saudável e mostrar àqueles que se opõe a ele que estão errados” (Tt 1:6-9 NLT). E então, você está qualificado?

Um pensamento sobre “Você é um “Filipe”?

  1. Pois de facto Filipe não foi escolhido por acaso, e como Deus sempre conhece o coração dos homens não vale a pena fingir ser-se o que não se é, ninguém enganará a Deus jamais. Gostei muito do artigo. DTA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s