LEVANTAR CEDO – WATCHMAN NEE

 

 

 

 

I – A melhor hora do dia é de manhã cedo

A que horas o cristão deve se levantar a cada dia?

Certa vez uma irmã colocou muito bem essa questão: “Quando uma pessoa ama o Senhor pode ser julgada basicamente pela maneira como ela escolhe entre a cama e o Senhor. Você ama a cama ou ao Senhor? Se ama mais a cama, vai dormir um pouco mais. Se ama mais ao Senhor, levantará um pouco mais cedo”. Ela falou essas palavras há mais de 30 anos, mais ainda são atuais para nós hoje. Devemos escolher entre o amor pela cama e o amor pelo Senhor. Quanto mais amamos ao Senhor, mais cedo levantaremos.

Como cristãos, devemos levantar cedo, porque cedo pela manhã é o melhor horário para encontrar o Senhor. À exceção dos enfermos, todos os irmãos e irmãs devem levantar cedo. Na verdade muitas doenças não são doenças. Tornam-se doenças porque as pessoas amam demais a si mesmas. Excetuando-se aqueles a quem o médico recomendou dormirem mais, todos devem levantar cedo. Não queremos ser extremistas, recomendamos que os irmãos enfermos durmam mais. Contudo, os que tem saúde devem levantar o mais cedo possível. O melhor horário para encontrar o Senhor, contatá-Lo e ter comunhão com ele é de manhã cedo. O Maná era recolhido antes do Sol nascer (Êx 16:14-21). Qualquer um que queira comer o alimento divino, deve levantar cedo. Quando o sol esquenta, o maná derrete e desaparece. Se quisermos receber nutrição e edificação espirituais e ter comunhão e suprimento espirituais, precisamos levantar cedo. Se levantarmos tarde, o maná terá derretido. Cedo pela manhã é o tempo ideal quando Deus dispensa o alimento espiritual e santa comunhão para seus filhos. Quem chega atrasado, não recolhe nada. Muitos filhos de Deus têm vida doentia, não porque tenham problemas espirituais, mas por que levantaram tarde demais. Muitos filhos de Deus não tem problemas com a consagração, zelo ou amor, mas não conseguem ter a vida cristã normal porque levantaram muito tarde. Não pense que isso seja algo sem importância. Não pense que não tem nada a ver com a espiritualidade. Muitas pessoas não são Espirituais porque se levantaram tarde. Muitos têm sido cristãos por anos, porém não têm vida cristã adequada porque levantam tarde demais. Não conhecemos ninguém que saiba orar, contudo levante tarde. Também não conhecemos ninguém que tenha íntima comunhão com Deus, contudo levante tarde. Todos aqueles que conhecem a Deus levantam cedo para ter comunhão com Ele.

Provérbios 26:14 diz: “Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim, o preguiçoso, no seu leito.” Aqui diz que um preguiçoso na cama é como uma porta que se revolve nos seus gonzos, isto é, dobradiças. O preguiçoso fica se revolvendo na cama; vira para um lado, depois para o outro. Para qualquer lado que se vire, ele ainda está na cama. Muitas pessoas não conseguem se separar da cama. Ao virar-se de um lado para o outro, eles a amam. Quando se viram para a esquerda, estão na cama, quando se viram para a direita, ainda estão na cama. Adoram dormir e não conseguem se separar da cama. Muitos simplesmente querem dormir um pouco mais, e não conseguem sair da cama. Se queremos aprender a servir a Deus e sermos bons cristãos, precisamos levantar cedo todos os dias.
Aqueles que se levantam cedo colhem muitos benefícios espirituais. As orações em todos os horários do dia não se comparam com as orações de manhã cedo. A leitura da bíblia em outros horários do dia não se compara com a leitura cedo pela manhã. A comunhão com o Senhor em outros horários não se compara com aquela de manhã cedo. Cedo pela manhã é o melhor período do dia. Precisamos despender o melhor período do dia, de manhãzinha, diante do Senhor, em vez de gastá-lo em outras coisas. Alguns cristãos gastam o dia inteiro em outros assuntos e se ajoelham para ler a bíblia e orar somente à noite, quando já estão quase indo dormir. Não é de admirar que sejam ineficazes na leitura bíblica, nas orações e comunhão com o Senhor. Acordam muito tarde de manhã. Logo que cremos no Senhor, devemos separar esse horário para ter comunhão com Deus e contatá-Lo.

II – Exemplos de se levantar cedo

Na bíblia vemos os servos de Deus se levantando cedo pela manhã. Vamos considerar os exemplos:

  1. Abraão – Gn 19:27; 21:14; 22:3.
  2. Jacó – Gn 28:18.
  3. Moisés – Êx 8:20; 9:13; 24:4; 34:4.
  4. Josué – Js 3:1; 6:12; 7:16; 8:12.
  5. Gideão – Jz 6:38.
  6. Ana – 1 Sm 1:19.
  7. Samuel – 1 Sm 15:12.
  8. Davi – 1 Sm 17:20.
  9. Jó – Jó 1:5.
  10. Maria – Lc 24:22; Mc 16:9; Jo 20:1.
  11. Os Apóstolos – At 5:21.

Todos esses versículos nos mostram que os servos de Deus tinham o hábito de ter contato com Deus cedo pela manhã. Todos tinham costume de acordar de manhã cedo e ter comunhão com Deus. Levantavam de madrugada para fazer muitas coisas relacionadas aos assuntos de Deus. Também levantavam cedo para se consagrar. Embora não haja nenhum mandamento na bíblia que nos diga que levantemos cedo, há exemplos suficientes na bíblia a nos mostrar que todos os servos fiéis de Deus levantavam cedo. O próprio Senhor Jesus o fazia. Ele levantou alta madrugada, enquanto ainda era noite, e foi a um lugar deserto para orar (Mc 1:35). Quando foi designar os doze apóstolos, chamou-se a Si ao amanhecer (Lc 6:13). Se Ele ainda tinha de levantar cedo para fazer essas coisas quanto mais a nós.
Qualquer irmão ou irmã que deseja seguir o Senhor, nunca deve pensar que faça pouca diferença levantar uma hora mais cedo. Você deve perceber que a leitura bíblica se tornará ineficaz, se levantar uma hora mais tarde. Da mesma forma, a oração se torna ineficaz, se levantar uma hora mais tarde. Embora possa gastar o mesmo tempo para ler a Bíblia, levantar uma hora mais cedo produzirá resultados bem diferentes. Levantar cedo atrai grande benção. Esperamos que você não perca a benção de levantar cedo desde o início da vida cristã. Perguntaram pelo menos cinquenta vezes a um irmão nos seus três primeiros anos da vida cristã: “A que horas você levantou hoje de manhã?” Levantar cedo é grande benção. Aqueles que aprenderam a fazê-lo sabem a importância disso. Se você não se levantar cedo pela manhã, viverá em pobreza espiritual. Levantar tarde produz muita perda. Muitas coisas espirituais são perdidas por levantar tarde.
Vimos muitos exemplos na Bíblia. E os servos de Deus que não são mencionados na Bíblia como George Müller, John Wesley e muitos outros servos famosos de Deus? Eles também levantaram cedo. Podemos dizer que quase todos aqueles que conhecemos ou sobre os quais lemos em livros, que tiveram alguma utilidade nas mãos de Deus, valorizavam essa questão de levantar cedo. Eles a chamam de “vigília matinal”. O próprio termo vigília matinal nos mostra que ela ocorre de manhã cedo. Você já ouviu falar de alguém que faz vigília quando o sol já nasceu? Nunca! Faz-se vigília matinal bem cedo pela manhã. Esse é um bom hábito, e nós cristãos devemos cultivá-lo. Os filhos de Deus não devem ser pessoas relaxadas. A igreja tem praticado isso por anos. Devemos manter esse bom hábito de nos encontrar com Deus de manhã cedo. O termo “vigília matinal” não existe na bíblia. Podemos usar outro nome, mas independentemente do nome que dermos, encontrar-se com Deus de manhã cedo é crucial.

III – O que fazer de manhã cedo

Não apenas levantamos cedo. Deve haver exercício e conteúdo espirituais naquilo que fizermos. Aqui há algumas coisas que podemos fazer de manhã cedo:

  1. Ter comunhão com Deus

Cântico dos Cânticos 7:12 nos mostra que de manhã cedo é o melhor tempo para ter comunhão com o Senhor. Isso significa abrir nosso espírito e mente para Deus e permitir que Ele nos ilumine, fale, impressione e toque (Sl 119:105, 147). Durante esse tempo nosso coração se aproxima de Deus e permitimos que Ele se aproxime de nosso coração. Devemos levantar cedo para permanecer diante do Senhor, meditar, ser guiados e impressionados por Deus, aprender a tocá-Lo e dar-Lhe oportunidade de nos falar.

  1. Louvar e Cantar

De manhã cedo deve haver louvor e canto. Esse é o melhor horário para cantar louvores a Deus. Quando rendemos o mais alto louvor a Deus, nosso Espírito sobe ao pico mais alto.

  1. Ler a Bíblia

De manhãzinha é o horário para colher o maná (que é Cristo). Que significa comer Maná? Significa desfrutar de Cristo, a palavra de Deus e a Sua verdade de manhã cedo, todos os dias. Após comer o maná, teremos forças para andar no deserto. Cedo pela manhã é o tempo para colher o maná. Você não estará espiritualmente alimentado nem satisfeito, se gastar o início do dia em outras coisas.
Precisamos ter duas Bíblias, uma com marcas e anotações para usar à tarde, e a outra sem nada anotado para “comer o maná” cedo pela manhã. Nesse momento não leia muito e não pegue muitas porções da palavra. Mas, leia apenas um trecho, cuidadosamente, sempre mesclando a leitura com incessante comunhão com Deus e canto. Isso não significa que deva primeiro ter comunhão com Deus, segundo, louvar e então por último ler a bíblia. Você deve mesclar todas essas coisas. Ao mesmo tempo também deve orar. Venha a presença de Deus e abra sua palavra. Durante a leitura, você pode ser lavado a confessar os pecados. Ao ler certas porções, pode ser tocado pela graça para oferecer ações de graça. Também pode fazer orações a respeito daquilo que leu na palavra. Você pode dizer: “Senhor, isso é verdadeiramente o que preciso. Esse trecho, esse versículo, essa palavra expõe a minha carência. Senhor, preenche essa minha lacuna”. Quando encontrar uma promessa, você pode dizer. “Senhor, eu creio nessa promessa”. Quando encontrar a graça pode dizer: “Senhor, tomo essa graça para mim” Também pode interceder. Enquanto estiver lendo, você pode lembrar-se da condição daqueles que não atendem aos requisitos daquela passagem. Você não deve acusá-los nem criticar. Mas, deve orar: “Deus, cumpra essa palavra em mim. Cumpra também essa palavra no meu irmão”. Você pode confessar os seus pecados e os dos outros. Pode dar graças por você e pelos outros. A bíblia pela manhã não deve ser muito longa. Dois, três, quatro ou cinco versículos são suficientes. Você pode permanecer neles por uma hora. Ao lê-los palavra por palavra, orar sobre eles e ter comunhão com Deus através deles, você será suprido.
Tanto no Antigo como no novo Testamento havia pessoas que tinham comunhão com Deus dessa forma. Elas conheciam a Deus e tinham comunhão com Ele. A sua comunhão com Deus tornou-se parte da sua vida.
Nos Salmos, Davi permutou livremente os pronomes tu e Ele. Em dado nome estava falando ao homem, no momento seguinte, orando a Deus. No mesmo Salmo dizia algumas frases para o homem e então, algo para Deus. Por um lado, falava ao homem, por outro, falava a Deus. Os Salmos nos mostram que Davi era uma pessoa em constante comunhão com Deus.
Enquanto Neemias estava trabalhando, falava algumas palavras e então fazia breve oração. Quando o rei lhe perguntava algo, ele falava primeiro com o rei e depois com o Senhor. Ele misturava o trabalho com oração. Não separava o trabalho da oração.
Paulo escreveu o livro de Romanos aos que viviam em Roma. Porém, mais de uma vez ele voltou o seu falar para o Senhor. Algumas vezes parecia ter esquecido do que estava escrevendo aos Romanos. Parecia que estava falando com Deus. Podemos achar vários exemplos disso nas epistolas de Paulo. Em determinado instante ele se voltava e falava de Deus.
Na autobiografia de Madame Guyon percebe-se uma característica peculiar. Enquanto a maioria das autobiografias são escritas para o homem, na sua autobiografia, Madame Guyon fala ao homem num instante e a Deus no instante seguinte. Num momento está a falar a LaCombe, (que foi quem solicitou que escrevesse a autobiografia), e no momento seguinte está a falar a Deus. Isso é comunhão. Não se sabe onde começa a comunhão com Deus e onde termina. Comunhão não significa colocar as outras coisas de lado para orar. Também não significa orar primeiro e então fazer as coisas. É fazer ambos simultaneamente. Portanto essa hora matutina de colher o maná, você deve aprender a misturar a oração com a palavra de Deus. Deve aprender a misturar louvor e comunhão com a palavra de Deus. Em dado momento pode estar na Terra, mais no momento seguinte está nos céus. Em dado momento seguinte está nos céus. Em dado momento pode ser estar em si mesmo, mas no momento seguinte está em Deus. Se mantiver essa prática diante de Deus todas as manhãs, após algum tempo você estará cheio de Deus e a palavra de Deus habitará ricamente em você. Tal leitura da palavra de Deus, tal colher do maná, são-nos indispensáveis. Muitos irmãos e irmãs são fracos e incapazes de caminhar no deserto. Precisamos perguntar-lhes: “Você comeu alguma coisa?” Eles não conseguem caminhar porque não comeram o suficiente. O maná é colhido de madrugada. É por isso que precisamos levantar um pouco mais cedo. Não obteremos nenhum maná se chegarmos atrasados. Precisamos levantar cedo pela manhã para laborar na palavra de Deus.

  1. Orar

Devemos ter comunhão, louvar e colher o maná de madrugada. Também devemos orar ao Senhor. Salmo 63:1 (VRC) e 78:34 (VRC) ambos dizem que devemos buscar o Senhor cedo. A oração mencionada no parágrafo anterior é uma oração de entremescla. Mas a que estamos falando aqui é mais específica. Após ter comunhão, louvar e comer o maná, temos força e podemos apresentar todas as coisas em oração diante de Deus. Oração certamente requer muita força. Primeiro precisamos aproximar-nos de Deus de madrugada e ser alimentados. Então podemos usar meia hora, ou quinze minutos para orar por algumas coisas urgentes. Podemos orar por nós mesmos, pela igreja ou pelo mundo. Naturalmente, também podemos orar à tarde ou à noite. Mas se aproveitarmos o poder que acabamos de ganhar de madrugada através da comunhão com Deus e de colher o maná, recebemos mais sustentação na oração.
Todo cristão deve fazer essas quatro coisas com dedicação diante do Senhor e de manhãzinha: ter comunhão com Ele, louvá-Lo, ler a bíblia e orar. A jornada no dia manifesta se fizermos ou não essas quatros coisas pela manhã. Müller atesta que o quanto era alimentado pelo Senhor de manhã, determinava a sua condição espiritual durante todo o dia. A sua condição espiritual naquele dia dependia de quanto ele se alimentara do Senhor pela manhã. Muitos cristãos se sentem fracos durante o dia porque as manhãs são mal aproveitadas. Naturalmente, há aqueles que estão tão adiantados na trajetória espiritual que conseguem experimentar a total separação entre o Espírito e a Alma. O seu homem exterior está quebrantado e eles não são tão facilmente abalados por nada. Mas isso é outra questão. Os recém-convertidos devem aprender a levantar cedo. Uma vez que se tornem frouxos nisso, ficarão frouxos em tudo e tudo dará errado. Há grande diferença entre nutrir-se e não nutrir-se pela manhã.
Certa vez um músico famoso disse: “Se eu deixar de praticar por um dia eu o notarei. Se deixar de praticar por dois dias, meus amigos o notarão. Se deixar de praticar por três dias, o meu público notará”. Se isso acontece quanto a praticar música, muito mais na lição espiritual de levantar cedo. Sem uma boa vigília matinal diante de Deus, nós o percebemos. E aqueles que são experimentados no Senhor quando nos contatarem também o perceberão. Perceberão que não tocamos na fonte espiritual. Desde o primeiro dia, os recém-convertidos devem disciplinar-se rigorosamente. Cada manhã devem levantar-se cedo para exercitar-se dessa maneira diante do Senhor.

IV – A prática de levantar cedo

Finalmente, devemos falar um pouco sobre como colocar isso em prática. Como colocar isso em prática? Precisamos dar atenção a algumas coisas.
Todos os que levantam cedo devem ter o hábito de dormir cedo. Ninguém consegue dormir tarde e levantar cedo. Isso é como queimar uma vela dos dois lados.
Não coloque um padrão alto demais. Alguns querem levantar as três ou quatro horas da manhã. Quando descobrem que não conseguem, desistem após alguns dias. É melhor ser moderado. Cinco ou seis horas são bons horários para levantar. Levante um pouco antes do sol nascer, ou quando está nascendo. Levante sempre próximo ao nascer do sol. Se você tentar levantar muito cedo, sua prática pode não durar por muito tempo. Um padrão alto demais somente resultará em consciência condenada. Alguns colocam um padrão elevado demais para si mesmo. Acabam tendo problemas com a família ou o trabalho. Quando ficam hospedados na casa de alguém, têm problemas com os hospedeiros. Isso não é proveitoso. Não coloque um padrão elevado demais para si mesmo. Considere cuidadosamente diante do Senhor qual é o horário adequado para levantar. Leve em conta tanto as limitações físicas como o ambiente. Assim defina o padrão e mantenha-o.
No início você vai encontrar dificuldade. No primeiro e no segundo dia é fácil. Mas, no terceiro é difícil. Nos primeiros dias você vai achar fácil. Mas, após alguns dias, amará tanto a cama que não vai mais querer sair dela. Isso acontece principalmente no inverno. Leva longo tempo até que adquiramos novo hábito. Talvez você esteja acostumado a levantar tarde e sua mente esteja acostumada a isso. Mas, se levantar cedo algumas vezes, gradualmente a sua mente irá a se acostumar a isso. Após praticá-lo por alguns dias, você não vai querer voltar mais a dormir, mesmo se a mente lhe diga o contrário. No início você terá de força-se um pouco para levantar cedo. Antes que o hábito seja formado, você precisa pedir graça a Deus. Continue a pedir graça até que o hábito se forme. Desista da cama diariamente para levantar cedo. No fim vai levantar cedo espontaneamente. Você precisa formar esse hábito diante de Deus. Não pode perder a graça do poder matinal.
Uma pessoa saudável não necessita mais do que oito horas de sono. Não pense que você seja exceção. Não pense que levantar cedo irá fazer mal á saúde. Pode ser que a sua ansiedade é que esteja afetando a sua saúde. Muitas pessoas amam demais a si mesmas e se preocupam a ponto de ficar doente. Você pode precisar de dez ou doze horas de sono se o médico disser que você está doente. Mas, seis a oito horas de sono são suficientes para uma pessoa normal. Porém não leve ao extremo. Mantenha pelo menos seis a oito horas de sono. Não esperamos que aqueles que estão doentes levantem cedo. Se você está doente, não há problema em ficar na cama e ler a Bíblia ali. Mas, aqueles que não têm recomendação médica para ficar na cama e não estão verdadeiramente doentes, devem levantar cedo.
Esperamos que os irmãos que têm maturidade e encargo, diante do Senhor mantenham essa prática. A igreja deve ajudar os preguiçosos para que avancem. Eles devem ser um pouco chacoalhados. Devemos encorajar. Devemos encorajar os recém convertidos a agarrar essa bênção. Aproveite toda a oportunidade para perguntar aos novos: “A que horas você se levanta?” Após alguns dias devem perguntar novamente:  “A que horas você se levantou hoje cedo?” Esse tipo de lembrança deve prosseguir  pelo menos por um ano, no início da vida cristã da pessoa. Após um ano, talvez você ainda precise perguntar: “A que horas você se levanta agora?” Pergunte isso aos recém-convertidos sempre que os vê. Você deve ir a eles e ajudá-los nessa questão. Mas, se nós mesmos não aprendermos diante do Senhor, será difícil fazer isso com os outros. É por isso que nós, primeiramente, precisamos aprender bem essa lição.
Levantar cedo deve ser o primeiro hábito de um cristão, antes de todos os outros. Dar graças antes das refeições é um hábito. Reunir-se no domingo, também. Levantar cedo é um hábito ainda mais essencial. Um recém-convertido deve cultivá-lo. É lamentável que alguns tenham sido cristãos por anos, mas, nunca desfrutaram a benção de levantar cedo. Nunca desfrutaram de tal graça. Se quisermos experimentar essa graça, precisamos aprender bem a lição. Se mais irmãos e irmãs se ajuntarem para aprender essa lição, e se todos se levantarem cedo pela manhã, a igreja crescerá. Quando um irmão recebe mais luz, toda a igreja ganha mais brilho. Quando todos receberem um pouco mais de luz cada dia, a igreja como um todo se tornará mais rica. A igreja é pobre hoje porque pouquíssimos estão recebendo suprimento da Cabeça. Se todos receberem algo da Cabeça, embora possa parecer pouco, o somatório de todas as pequenas porções fará com que o todo seja muito rico.
Não desejamos ver apenas uma minoria trabalhando na igreja. Esperamos ver todos os membros se levantando diante do Senhor. Esperamos ver toda a igreja se levantando para receber as riquezas e a graça de Deus. O que um membro receber da Cabeça, se torna benefício para todo o Corpo. Se cada irmão ou irmã tomar esse caminho, haverá muitos recipientes diante de Deus, e seremos a cada dia mais ricos. Esperamos que você não considere insignificante levantar cedo. Se todos aprendermos a levantar cedo e se todos mantivermos esse hábito, teremos um futuro espiritual brilhante pela frente.

Um pensamento sobre “LEVANTAR CEDO – WATCHMAN NEE

  1. …TENHO O HABITO DE PELA MANHÃ ENTOAR LOUVORES A “DEUS”…FICO FELIZ COM ISSO….AGRADECER PELA NOITE TRANQUILA…PELO DIA QUE INICIA…É BOM DEMAIS…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s