Crescendo na Liderança – Bob e Debbie Gass

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me…” – Salmos 139:23 NLT

Em sua tira de quadrinhos intitulada “Pogo”, Walt Kelly disse: “Encontramos o inimigo, e ele somos nós”. A pessoa mais difícil do mundo para liderar será sempre você mesmo. A natureza humana parece nos dotar da capacidade de formar uma opinião sobre todos, exceto sobre nós mesmos. Depois de ter uma experiência vitoriosa com Golias, o salmista escreveu: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos ansiosos. Aponta qualquer coisa em mim que ofenda a Ti, e conduz-me pelo caminho da vida eterna” (Sl 139:23-24 NLT). Essa é uma oração que você precisa orar todos os dias, porque todos nós temos dois problemas. Quais são eles? 1) Não nos vemos como vemos os outros. Se não olharmos para nós mesmos honestamente e de forma realista, nunca entenderemos onde estão as nossas dificuldades. E se não podemos vê-las, não poderemos nos conduzir com eficácia. Dizem que Frederico, o Grande, da Prússia, conheceu um homem idoso que estava andando reto na direção oposta. “Quem é você?” Frederico perguntou. “Sou um rei” respondeu o homem idoso. Frederico riu “Qual é o reino que você governa?” Orgulhosamente, o velho respondeu: “A mim mesmo”. 2) Somos mais exigentes com os outros do que com nós mesmos. Julgamos os outros de acordo com os atos deles, ao passo que tendemos a julgar a nós mesmos de acordo com as nossas intenções. Quando fazemos a coisa errada, passamos a mão por cima porque acreditamos que os nossos motivos são bons. E o problema é que geralmente estamos dispostos a fazer isso seguidamente antes de exigirmos de nós mesmos uma mudança!

Deixe uma Resposta

