QUEM GOVERNA A SUA VIDA? – PR. MARCELO ALMEIDA

Eu, você, todos nós temos um problema. O nosso problema é quem controla a nossa vida? A queda do homem resultou na independência de Deus, deixou de ser guiado por Ele, pelo Espírito Santo. O diabo lançou uma semente no coração do homem: a dúvida para suspeitar da identidade de Deus. Ao acreditar naquela mentira, o homem tornou-se independente. O pecado é consequência da vontade independente de Deus. Isto é a gênese, a origem de todos pecados. A independência de Deus é a origem de todo mal.

Na verdade grande parte dos nossos problemas e dos desastres de nossa vida, é devido porque Deus não nos guiou, não nos governou, não participou das nossas escolhas. Quem controla a sua vida? A sua vontade segue a quem? Quem controla as suas prioridades? As suas emoções, os seus desejos? A maior parte dos cristãos eles vêm para o Senhor, têm os seus pecados perdoados e param por aí. Não passam pela transformação do caráter. São salvos, mas não expressam a Cristo. Isto porque a vontade dessas pessoas está idependente da vontade de Deus. Por isto que alguns crentes têm tido desastres em sua vida.

Da mesma forma como todo problema do pecado surgiu com a idependência de Deus através de Adão, Jesus fez o caminho inverso. Lc 22:42. O cristão que é vencedor é que tem a sua vontade debaixo da influência, do conduzir, do governar do Espírito Santo. A maneira como conduz as suas prioridades, seus sonhos, o seu dinheiro, estão sujeitos à vontade soberana do Senhor. Mas acontece que Deus não arromba o coração de ninguém. É você que deve se sujeitar a Ele. A escolha é sua sujeitar a sua vontade a Deus ou não. O sobrenatural de Deus irá agir na medida que você sujeita a sua vontade a Ele.

Se na sua vida há algum vício de qualquer natureza, a sua vitória plena acontecerá quando a sua vontade estiver sujeita completamente à vontade de Deus. Quanto mais confusão na vida de uma pessoa, menos do controle de Deus está presente. Da mesma forma acontece o inverso, quanto mais do controle de Deus sobre a vida de uma pessoa, mais organizadas as áreas da vida da pessoa serão. 

Quem controla a sua vida? As vezes as nossas crises, as nossas quedas, as nossas tristezas, são devidas à nossa atitude de controlar a nossa própria vida. Acontece que quando decidimos controlar a nossa vida, caminhamos independentemente de Deus.

Em que nível Deus influencia a sua vida? As suas decisões? As vezes conclusões que você chegou a respeito de seus pais e até mesmo de sua identidade são consequência do seu pensar independente de Deus. Se a sua mente não for renovada, você irá chegar a conclusões que não são a verdade. A mente do homem caído é cheia de equívocos. A verdade é a Palavra de Deus.

Agora a questão mais delicada não é a renovação da mente, mas sim o subjugar-se à vontade de Deus. Você pode ter uma mente renovada, mas ainda assim poderá fazer ou não fazer a vontade de Deus. Nós queremos controlar detalhe por detalhe, área por área de nossas vidas, isto porque temos dificuldade de confiar. A restauração é aquilo que Jesus fez no Getsêmani, decidindo fazer a vontade do Pai “[…] que seja feita a Tua vontade e não a minha”. Da mesma forma como todo problema começou quando a vontade do homem tornou-se idenpendente da vontade de Deus, a restauração vem quando a vontade do homem sujeita-se à vontade de Deus.

Restauração de Deus na sua vida é Ele levar a sua vontade humana a depender mais Dele. Intimadade com Deus está relacionada ao sujeitar da sua vontade à vontade Dele. Hb 12:2. Olhar firmemente significa: eu vou me apegar a Ele, uma escolha genuína de atentar-se para aquilo que Ele tem pra mim.

Pr. Marcelo Almeida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s