De Fracassados a Valentes – Pr. Leonardo Almeida

Introdução
O conceito de fracasso é algo relativo. Cada um segundo suas próprias convicções tem um. Infelizmente tem pessoas que não importa o conceito, seja qual for o critério, ele, com certeza, enquadra-se no rol dos fracassados. São pessoas que nunca conquistam nada. Estão sempre na dependência da conquista de outros. Vivem à sombra das pessoas a sua volta.

Qual será o conceito absoluto de fracasso? Quando digo absoluto, me refiro ao conceito de Deus. Todas as coisas que são definidas por Deus são absolutas. O que Deus considera fracasso para o homem? O fracasso para o homem gira em torno de seu propósito de vida. Não importa quantas coisas tenha. Não importa quantas vitórias ele alcance. Do homem será requerido seu propósito de vida. Conquistou ou não? Essa será a grande pergunta de Deus para nós quando O encontrarmos.

Completou sua carreira? Essa resposta definirá seu fracasso ou seu êxito.

Mas às vezes nós não somos um fracassado completo. Somos fracassados em determinadas áreas de nossas vidas. Em algumas nós vencemos em outras nós fracassamos e assim vamos vivendo como se isso fosse normal. Não é. Deus não é vitorioso somente em algumas áreas. Ele é vitorioso em todas as áreas e nós como seus filhos também devemos ser.

Muitas vezes nossa vida financeira vai bem, mas nosso casamento vai mal. Às vezes o casamento está bem, mas não conseguimos levantar nossa vida espiritual. Ainda às vezes, tudo vai bem, mas quando falamos de nossa vida financeira, dá vontade de sair correndo. Esses são fracassos que muitas vezes estão nos acompanhando a muito tempo e nós estamos convivendo com eles como se isso fosse algo bom. Não é. Deus não nos chamou para o fracasso, mas para o êxito.

Para sermos exitosos, temos que ser valentes. Ser valente requer características ou qualificações apropriadas. Graças a Deus que estas características podem ser adquiridas. No entanto sem elas o êxito é algo cada vez mais distante em nossas vidas.

Os valentes de Davi I Sm 22:1-2 e II Sm 23: 8-39

A bíblia relata em primeiro e segundo Samuel a história de Davi. Juntamente com a história de Davi a bíblia também fala a respeito da equipe de Davi. Dos homens que viveram com Davi durante sua vida.

Em I Sm 22: 1-2 a bíblia descreve o estado desses homens ao se ajuntarem a Davi. Eles estavam em aperto ou endividados ou amargurados de espírito. A bíblia não diz que eles eram isso, mas que eles estavam assim.
Já em II Sm 23:8-39 a bíblia fala sobre os valentes de Davi. Esses homens que começaram como fracassados se tornaram valentes e por isso (se tornaram valentes) conquistaram seus propósitos de vida. Tornaram-se referenciais para o povo de Israel e para todos os que queiram se tornar vencedores.
A grande pergunta é: como sair de fracassado e se tornar um valente? O processo pode ser diferente de pessoa para pessoa e talvez não tenhamos como desvendar para todas as pessoas qual é o processo individual de cada um, mas uma coisa podemos fazer, alinhar as características de um valente. Com certeza todos que estão na posição de valentes tem algumas características comuns, ou seja, são as características de um valente. São as habilidades que fazem um valente. Dessa forma podemos pelo menos estabelecer os passos ou alvos que devemos conquistar para sermos valentes e dessa forma conquistarmos o propósito de Deus para nós. Sem esses passos ou alvos alcançados, com certeza jamais seremos valentes do Senhor.

Quais são esses passos?

1º Passo – Se tornar herdeiro – I Sm 22:2
Os homens foram ter com Davi e se tornaram sua equipe. É impossível se tornar um valente com o DNA da velha criatura. As mazelas de nossas vidas estão enxertadas no velho homem. Só há possibilidade de êxito na nova criatura. Em Jesus somos mais que vencedores. Fora Dele já somos perdedores. Então o primeiro passo é se tornar filho de Deus em Cristo Jesus. Dessa forma herdaremos todos os atributos do Senhor Jesus em nossas vidas e isso nos tornará valentes, que por sua vez nos tornará vencedores. Esse é o primeiro passo a ser dado ou a ser conquistado por nós no caminho de nos tornarmos valentes.
Mas ao conquistarmos esse passo, ou seja, nos tornarmos filhos de Deus em Cristo Jesus, isso por si só nos tornará valentes? Não.

2º Passo – Ter visão e não ser cego – II Sm 23:11-12
A bíblia diz que Sama, um dos mais valentes, quando viu que os filisteus estavam conquistando um campo de lentilhas dos Israelitas e esses estavam fugindo deles, ele se pôs no meio do campo e o defendeu sozinho. Sama era um homem que tinha visão. Ele percebeu que o povo de Israel não podia perder aquele campo sob pena de muito prejuízo. Ele conseguia ver longe, o povo não.
A visão é o que nos dá direção de vida. Quanto mais alargada maior o êxito. Se ela se resumir só a esta vida seremos os mais infelizes de todos os homens, como diz Paulo em I Coríntios 15:19. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.
A bíblia diz em Lucas 18:35 que Jesus curou um cego chamado Bartimeu. Bartimeu, por ser cego, tinha dois grandes problemas: primeiro ele vivia à beira do caminho sem direção não tinha para onde ir. Todos passavam e iam para algum lugar, ele não. Não podia, era cego. Segundo, ele vivia pedindo esmolas. Não era possível sobreviver com seu próprio trabalho, dependia dos outros para viver. Não conseguia construir suas próprias coisas. Isso são conseqüências de quem é cego. A falta da visão vai produzir isso em você.
Você está à beira do caminho? Pior, você está pedindo esmolas? É porque você é cego. Um valente tem visão, e mais, visão alargada. Visão que olha a eternidade. Essa visão é qualificação para um vencedor.
Onde na sua vida está faltando visão? No casamento? Na vida financeira? Na vida profissional? Na empresa? Com os filhos? Na célula? Na vida espiritual? Seja onde for, Deus quer alargar sua visão. Não existe visão mais alargada do que a de Deus. Procure na palavra o que Deus diz sobre cada ponto desse.
Alguns dizem: eu tenho visão. Eu quero te dizer que a visão sem ação é só um sonho de uma noite de verão. A ação sem visão é só um passa tempo. É a visão com ação muda o mundo, muda o seu destino e das pessoas a sua volta. Tem visão? Então a coloque em prática.

3º Passo – Ser indignado e não acomodado – II Sm 23:13-17
A bíblia diz que três dos valentes de Davi se indignaram por Davi ter vontade de beber da água de Belém e não poder, pois os filisteus não permitiam. Ora Belém fazia parte dos territórios dos judeus e os filisteus haviam tomado o território. Esses valentes não aceitaram essa privação, se indignaram tanto que irromperam contra os filisteus e foram lá buscar a água.
A indignação move nossas vidas e a acomodação nos torna em fracassados. Se você é alguém que sempre se acomoda à situação vigente, eu quero dizer que você não alcançará muita coisa e seu propósito de vida irá por água abaixo.
Seja qual for o motivo de sua acomodação o objetivo dela (acomodação) é te tornar um fracassado. Se não existir uma indignação no seu coração contra a situação ruim que hoje te rodeia, você nunca sairá dela.
Como você sabe se a situação está ruim ou não? A visão. A visão é a prova dos nove se está correto ou não. Bate com a visão? Está certo. Não bate, está errado. Como mudar a situação? Ficar indignado com ela. Você pode falar: pastor não tem jeito. É impossível mudar minha situação. Essa deveria ser sua primeira indignação. Indignar-se contra sua acomodação. A bíblia diz em Gênesis 18:14 que Deus disse a Abraão: “porventura há algo demasiadamente difícil que Eu não possa fazer?”. Se Deus disse, então não há impossível para Deus e eu creio nisso.
Não aceite em sua vida nada que não seja o melhor de Deus. Essa é a vontade de Deus para você.
Não se acomode com seu casamento aguado. Não se acomode com sua família no mundo. Não se acomode com sua vida financeira caótica. Não se acomode com sua empresa de fundo de quintal. Não se acomode com sua célula encroada. Não se acomode com sua vida espiritual na mesmice. Isso não é a visão de Deus para você.
Mas ainda assim você pode ser um fracassado. Mesmo sendo crente, tendo visão alargada e uma pessoa indignada com a situação ruim. Por que? Pode estar faltando os outros passos.

4º Passo – Ser intenso II Sm 23:9-10
A bíblia diz que Eleazar lutou com tanta intensidade que a mão dele ficou pregada na espada. Não tinha meio termo. Ele colocou toda sua força para aquela luta. Por isso venceu. Não entrou para a peleja de forma descuidada, mas de forma intensa.
O Senhor diz em Jr 29:13: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”. Isso é intensidade.
A intensidade é fruto de uma visão, de uma indignação e de um encargo pelo que faz. Essas três coisas geram a intensidade. Nós temos que ser completos no que fazemos. Ninguém conquista nada sem estar inteiramente envolvido no que faz.
Jesus quando estava no Getsêmani, Lc 22:44, a bíblia diz que Ele orava a Deus e derramava gotas de sangue de tanta intensidade.
Davi quando dançava diante do Senhor a bíblia diz que ele o fazia com todas as suas forças. Não fazia porque alguém pediu, fazia porque tinha encargo pelo que fazia.
A área que você está fracassando, verdadeiramente há intensidade por ela? Creio que não. Você está completamente disposto a resolver o seu problema financeiro? Será que o seu coração realmente está totalmente voltado para resolver seu casamento? Há no seu interior intensidade suficiente para resolver sua vida espiritual? Dessa forma você sempre será um fracassado. Deus não te chamou para o fracasso. Se posicione. Seja intenso e a resposta virá como Deus prometeu. “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.” (Jeremias 29 : 13)
Mas mesmo assim, sendo uma nova criatura, tendo visão, me indignando contra as situações ruins e sendo intenso, ainda assim eu posso fracassar caso eu não conquiste os outros dois passos.

5º Passo – Ser perseverante II Sm 23:8
Josebe-Bassebete matou oitocentos filisteus só com uma lança na mão. Não havia ajuda de ninguém e nem por isso ele esmoreceu. Perseverou até o fim. Imagino que quando chegou ali pelos cem homens que ele tinha vencido talvez passou pela cabeça dele que já estava muito bom, afinal, um matar cem já é uma proeza admirável, mas não, ele foi até o fim. Passou pelos trezentos, avançou rumo aos seiscentos e finalizou nos oitocentos que era a totalidade do que ele tinha que fazer. Se ficasse pelo menos um filisteu, esse poderia matá-lo. Então todos teriam que morrer. Havia necessidade de ir até o final, até não sobrar nem um.
Quantas pessoas nadam, nadam e morrem na praia. Fazem quase tudo correto, vão quase até o fim e perdem tudo pelo que lutou porque não concluíram a luta. Estavam a um passo da vitória. Era perseverar só mais um pouco, mas largaram antes da hora e perderam a batalha.
A bíblia diz que Moisés não arredou o pé um milímetro da palavra que Deus deu a ele em relação a tirar o povo do Egito. Faraó tentou de todas as formas fazer Moisés retroceder ou negociar algo diferente do que Deus tinha dado a ele. Moisés, entretanto manteve-se firme na posição até a vitória completa. (ouvimos agora na capacitação a história de um homem de Deus que fez o que era errado)
A bíblia ainda diz que o apóstolo Paulo uma vez foi apedrejado por pregar a palavra de Deus. As pessoas que o apedrejaram o deram como morto e foram embora e ele, depois de ser apedrejado, levantou-se entrou na cidade e continuou a pregar o evangelho. Isso é perseverança. Por isso era um valente e um vencedor.
Onde você tem parado de lutar? Desistiu de seus filhos? Ou de um emprego melhor? Ou de uma qualificação tão necessária para sua promoção? Aquele dom espiritual tão necessário ficou para trás? Não desista. Seja perseverante. Insista, pois Deus vai lhe dar o que prometeu, tão somente persevere.
Mas, mesmo sendo uma nova criatura, tendo visão, sendo indignado com as coisas ruins, muito intenso no que faz e sempre perseverante em tudo, ainda assim pode ter uma área de fracasso em sua vida. Por que? Às vezes falta o último passo.

6º Passo – Não andar só – I Sm 22:1-2
A bíblia diz que todos se reuniram na caverna de Adulão. Davi, seus pais, todos os que naquele momento poderiam ser considerados como fracassados. Eles não andaram sozinhos, mas juntos. Aqui talvez esteja uma das mais difíceis qualificações de um valente ou de um vencedor. Andar junto com alguém. Saber ouvir pessoas e compartilhar com elas projetos comuns.
Porque casamentos não dão certos? Porque não sabem andar juntos. Se soubessem não separariam. Porque famílias inteiras são destruídas? Porque não sabem compartilhar juntos seus projetos de vidas. Porque uma célula às vezes não vai para frente? Porque não sabem ser corpo. Porque tantos erram na vida? Porque não sabem ouvir os que os amam.
Você vive sozinho? As vezes mora com alguém, mas é completamente sozinho. Não compartilha, não ouve e não está disposto a prestar contas. Esse é o caminho do fracasso.
A nossa sociedade a cada dia que passa mais é calcada em cima da independência. Qualquer coisa que se fala, logo ouvimos que estamos invadindo a privacidade de alguém. Quanta baboseira. Até parece que fomos criados para vivermos a sós. Sabe qual é o fruto amargo da independência? A solidão.
Jesus disse que o mundo saberia que éramos seus discípulos quando nos tornássemos um. A igreja em hipótese alguma quer controlar a vida de alguém, mas é inegável que somos um corpo e que trabalhos ou pelo menos deveríamos trabalhar em harmonia uns com os outros. Temos necessidades que só serão supridas quando andamos juntos. Quantos erros não teríamos cometido se tivéssemos ouvido alguém?
Não ande só. Procure alguém que seja referencial para você e caminhe junto. Compartilhe seus projetos, preste contas, isso não vai te tornar escravo de ninguém, muito pelo contrário isso trará êxito no que você faz. Comece dentro de sua própria casa com seu cônjuge. Se não tem, procure seu líder de célula ou seu discipulador ou seu pastor, mas não ande só.
O nosso Deus é um Deus trino. Ele anda em harmonia perfeita e espera que nós também façamos isso. Esse é o caminho do êxito. Não existe valente que seja um vencedor e que ande só.

Conclusão
Referencial no mundo é quando alguém ganha muito dinheiro ou quando alguém vence muitas batalhas. Isso é referencial? Depende. Qual é o seu alvo? A eternidade? Então você não leva dinheiro para lá, você não leva suas conquistas naturais para lá. A bíblia fala sobre um homem que teve tudo que um ser humano na terra pode ter, esse homem foi Salomão. Ele teve dinheiro, poder, empregados, sabedoria, mas esse homem não é colocado como referencial. Porque? Suas conquistas se resumiram a esse mundo. Referencial são aqueles que conquistaram a eternidade, são aqueles que cumpriram um propósito.
Os que começaram com Davi, eram quatrocentos (I Sm 22:2), todos chegaram a ser valentes? Não. Só 37 (II Sm 23:39). Porque? Nem todos desenvolveram as qualificações de um valente ou de um vencedor ou de um empreendedor. O que você espera de sua própria vida? Continuar na mesmice ou ser um valente? Você quer estar entre os 37 ou entre os 363 restantes? A escolha é sua. Deus te deu livre arbítrio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s