Libertos da Mentalidade Escrava – Pr. Leonardo Almeida

Geralmente não estamos acostumados com a liberdade e assim não sabemos o que fazer com ela, e quando menos percebemos estamos vivendo como escravos.

“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou.

Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão” Gálatas 5:1

Existem pessoas que não conseguem ser livres, em todos os sentidos, pois se acostumam a rotina imposta.

Quero falar de libertação mas não em libertação numa perspectiva de expulsar demônio, muita gente pensa e imagina que estar liberto é não ter nenhum demônio no corpo.

Mas infelizmente existem pessoas que não estão possessas e ainda assim são escravas, ainda estão debaixo de escravidão por causa de uma mentalidade escrava que ele carrega.

Quando Deus fala de libertação, ele fala de recolocação, mudança de lugar, tirar as pessoas das trevas para sua maravilhosa luz, levar o homem ao seu lugar de criação – o Éden. Deus tem um padrão de vida para nós desde o princípio. (Cl. 1:13)

Característica da vida no Éden

Comunhão diária com Deus

A bíblia fala que Adão tinha comunhão com Deus diariamente na viração do dia (Gn. 3:8). Uma pessoa escrava não consegue ter comunhão com Deus, não ouve Deus, não tem coração aberto para Deus.

Por quê? Porque julgam estar debaixo de julgo, escravo não tem tempo para nada, ouvem tudo, fazem tudo longe de Deus.

Essa pessoa fica debaixo de um jugo, onde ela só pensa, fala, olha para os seus próprios problemas, dilemas, não sobra tempo para olhar ao redor. Em Gênesis identificamos um padrão de vida, a que Deus está no controle de tudo, onde Deus é Senhor na sua vida.

Harmonia Familiar

O homem e a mulher estavam nus e não se envergonhavam disso (Gn 2:25), pois quando você esta livre não há opressão, cativeiro, tudo esta bem, tudo vai bem.

Lá havia intimidade, transparência, não havia nada que os fizesse querer esconder um do outro, andavam na luz, seu contexto de vida era de serem livres.

Quando você é livre não tem vergonha dos seus pais , do seu marido/esposa, dos seus filhos, dos seus líderes. Mas fora desse contexto só existe vergonha, opressão e tentativas múltiplas de se esconder do próximo.

Posição de Governo

Não havia pecado controlando suas vidas, Adão era o cabeça. Nenhum sentimento de culpa os controlava, essa posição de governo não é posição na sociedade, estamos falando de posição em relação a Deus.

Ele era livre, não era escravo de desejos, pensamentos, ou qualquer outra coisa. Era líder sobre a criação (Gn 1:28), líder sobre a sua casa.

Adão foi criado para ser marido, o cabeça da casa, e não para criar problemas para si e sua mulher.

Hoje muitos homens não sabem qual é o seu papel em casa, em vez de governar são governados: pelo dinheiro, pelo trabalho, pela boca, pelos olhos, pela cobiça, pelo pecado. Adão vivia em posição de governo.

Tinham poder de Gerar

Eles tinham saúde, habitavam em um lugar favorável, não viviam na escravidão. Deus havia liberado sobre eles uma palavra “crescei e multiplicar”, pois tudo ali era favorável para fecundarem e terem muitos filhos.

(Gn 1:28). Isso porque onde há presença de Deus há vida, há provisão, há liberdade, há milagres.

Deus é o dono da vida e só Ele pode permitir que você gere, pois Ele é a Videira verdadeira, e se estivermos nele poderemos gerar. O pecado causou ruptura entre nós e Deus, mas ele não causou ruptura no plano de Deus, pois Ele esta no controle.

Mas o que é ser um escravo?

Não consegue sair do ambiente de opressão

Algo sempre puxa para o lugar de escravidão, não consegue sair. A pessoa sabe que aquilo que ela está fazendo o escraviza, mas sempre está naquela condição.

Mas o plano de Deus é melhor, maior, não adianta arrumar o lugar, deixar ele mais bonitinho, se sua mente continua escrava do pecado.

Tudo se torna desculpas, tropeços, muralhas enormes. Todo caminho é penoso, difícil e a palavra chave “EU NÃO CONSIGO”.

Não consegue pensar e nem se ver como alguém livre

Você é aquilo que você enxerga – Isso tem a ver com a imagem que você tem de você mesmo.

Algumas coisas me chamam a atenção na questão da auto imagem.

A primeira delas é a inclinação do coração. Quando você se encontra triste, frustrado, desanimado, quando algo deu errado. Para onde você inclina o seu coração?
Você vai orar ou vai para caverna (ficar amuado)?

Vai correr para afogar suas magoas em atitudes erradas? Larga tudo e esfria na fé?

Tem saudade do Egito

Sabe o que é saudade do Egito? A Bíblia fala que o povo de Israel quando estavam no deserto, a medida que as coisas apertavam, eles começaram a sentir saudades do Egito. Saudade da cebola, do alho e até do cemitério do Egito. (Nm 11:5)

Conclusão

Algumas coisas básicas que todo escravo deve saber.

1) Deus esta decidido a nos libertar, ele esta comprometido com você. Quer libertar os cativos, e libertar os condenados a morte, Ele ouve o seu clamor, o seu gemido.

“que o Senhor, do alto do seu santuário, desde os céus, baixou vistas à terra, para ouvir o gemido dos cativos e libertar os condenados à morte…” Salmos 102:19-20

2) O plano de redenção é exclusivamente para promover a libertação. Deus não quer ninguém debaixo de escravidão, de qualquer tipo de pensamento que te escravize.

“como prometera, desde a antiguidade, por boca dos seus santos profetas, para nos libertar dos nossos inimigos e das mãos de todos que nos odeiam…”Lucas 1:70-71

3) Ele Jesus Cristo veio para libertar os cativos, libertar os que estão em prisões.

“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados…” Isaías 61:1

4) Para liberdade foi que Cristo vos chamou, precisamos saber que somos chamados no Reino de Deus para sermos livres.

“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.” Gálatas 5:1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s